terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Como surgiu o termo 'pé rapado'?




O termo pé rapado, segundo o dicionário, é sinônimo de pessoa de origem humilde, pobre, pobretão. Mas você sabe como ele surgiu?

O poeta Gregório de Mattos, em um poema dedicado a uma mulata por quem se apaixonara, escreveu os seguintes versos, ainda no século17:
"(...) Se tens o cruzado, Anica,
Manda tirar os sapatos,
E senão lembra-te o tempo
Que andaste de pé rapado
E andarás mais bem segura,
que isto de pisar em saltos
é susto para quem pisa,
e ao que paga
é sobressalto.
Quem te curte o cordovão,
por que te não dá sapatos?
(...)


Antigamente as igrejas e prédios públicos tinham objetos como este da foto em suas entradas. Eles eram usados pelos pedestres para raspar a lama das solas dos sapatos antes de entrar nos recintos. O objeto era chamado de "rapapé". A expressão rapapé ficou popular como uma forma de
mesura exagerada, cortesia afetada, bajulação.



Normalmente eram as pessoas mais pobres tinham os pé sujos de barro, pois os cidadãos abastados chegavam à cavalo, de charrete ou mesmo liteira, e portanto, não sujavam o sapato. A expressão "pé rapado" surgiu na informalidade, para designar (pejorativamente) os cidadãos das classes mais baixas.

O termo se popularizou primeiro nas zonas rurais, onde muitas vezes era a própria sola do pé descalçado que tinha a lama ‘’rapada’’ no objeto acima mostrado. Durante a Guerra dos Mascates, em 1710, o apelido era uma forma depreciativa de se referir as tropas da aristocracia ruralista que enfrentava o exército português.


Os rebeldes de Recife lutavam de pés descalços, ao contrário da cavalaria adversária, que entrava no campo de batalha ostentando bonitas botas que combinavam com o uniforme.

O pesquisador regionalista Luís da Câmara Cascudo escreveu em seu livro Locuções Tradicionais do Brasil que o termo é um sinônimo de "descalço, de pés nus, pé no chão", uma metonímia para designar a população de origem mais humilde. A expressão "pé-rachado" tem o mesmo significado, embora faça analogia as rachaduras causadas nos pés devido ao fato de se andar descalços, sem conforto algum. Mas também é usada para designar pessoas da roça, campo e de origem bastante humilde.
Conheça nosso outro site aqui


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário